Notícias de Última Hora
inicio / Bem Estar e Saúde / Á FLOR DA PELE (1)

Á FLOR DA PELE (1)

                                                                             PSICODERMATOLOGIA 

 

 

 

A derme tem estreita ligação co o sistema nervoso central: capta sensações, evidencia conflitos psíquicos e estabelece limites entre o mundo interno e o universo externo, refletindo aspectos psicológicos e fisiológicos.

A pele, maior órgão do corpo humano – só o celebro tem mais funções, é  vital para a vida humana é responsável pelo tato, considerado o mais delicado dos sentidos, e pela respiração, faz a medição de sensações e as transmite ao sistema nervoso , protege órgãos internos , regula a temperatura e ainda funciona como barreira contra bactérias. Do ponto de vista psicológico, faz a contenção e estabelece limites enter o mundo externo e o universo interno – age como um sistema de”abrigo da individualidade”. Como escreve o pesquisador “G.Strauss”, ao mesmo tempo que nos protege, é a fachada que nos expõe”.

O psicanalista francês Didier  Anzieu  chegou a escrever que a derme é o “envelope psíquico” do corpo. Ele considera que é por meio das experiências físicas e com a mãe que a criança desenvolve a ideia subjetiva de eu.Daí esse autor usar o termo Eu- pele.

Não seria exagero dizer que a derme tem um papel “ecológico”, nos referindo á construção da aoto confiança. Alguns autores relatam que funções sensoriais permitem a compreensão de si mesmo e o encontro com outro, já  que o órgão epitelial é claramente envolvido por questões emocionais.

Pessoas que não tiveram suas necessidades de estimulação cutânea apropriadamente supridas na infância podem apresentar tendências a regredir em momentos emocionais críticos, apresentando problemas relacionados á pele.

Inúmeras pesquisas mostram que o vitiligo, por exemplo, se manifesta após após situações de estresse vinculadas a ameaças ou perdas.pele 01

 

 

 

 

 

 

 

 

Cerca de Buscar Zona Sul