Notícias de Última Hora
inicio / ECOLOGIA / A Zona Rural de Porto Alegre voltou !

A Zona Rural de Porto Alegre voltou !

                                                                               Recriada Zona Rural

 

Extinta em 1999, sem nunca deixar de existir efetivamente ( pois a produção agropecuária continuou), a Zona Rural volta a fazer parte de Porto Alegre oficialmente, após a aprovação do projeto de lei que prevê o retorno agrícola e cria o Sistema de Gestão da Política de Desenvolvimento Rural,com a finalidade de implementar o plano de Promoção Econômica, que objetiva dinamização da economia, melhoria da qualidade de vida e qualificação de cidadania. O projeto teve aprovação unânime dos 29 vereadores presentes á sessão de 14 de setembro da Câmara Municipal.

Com a sua ” reintrodução” no mapa da cidade, a nova Zona Rural passa a contar 8,28% do total da área do Município, na Zona Sul da cidade.Porto Alegre, que conta com grande diversificação da produção primaria, volta a ser, oficialmente, uma das capitais brasileiras com maior área rural  ( em bairros como Vila Nova, Belém Novo, Chapéu do Sol epalesta 01 e Lami).

Antes de ser finalizado o estudos técnico, elaborado por um Grupo de Trabalho constituído pelo Executivo, sob a coordenação da Secretária Municipal de Urbanismo( S M U R B ), o retorno da Zona Rural foi tema de debates durante anos.A proposta, demandada pelos produtores a fim de garantir a sustentabilidade. o resgate dos valores históricos, culturais, sociais, econômicos e ambientais dos porto – alegrenses, foi ganhando apoios de entidades e pessoas físicas durante o processo.

Como a mudança , será possível viabilizar licenciamentos ambientais, linhas de  de crédito para as diversas atividades de  proibidas em áreas urbanas, além de a Politica Nacional de Crédito Rural voltar as ser franqueada os produtores da capital, possibilitando ainda mais benefícios futuros, a comunidade da  Zona Sul de Porto Alegre.

 

 

 

Cerca de Buscar Zona Sul