Notícias de Última Hora
inicio / Noticias / Aeromóvel até a Juca Batista depende de verba

Aeromóvel até a Juca Batista depende de verba

Aeromóvel na  Z o n a  S u l

O projeto de criação de uma linha do aeromóvel do Centro Histórico até a avenida Juca Batista, na zona Sul de Porto Alegre, voltou a ser debatido na Câmara de Vereadores. Além da possibilidade de implantação e da discussão do projeto, entre os  pontos levantados está a necessidade de definir uma fonte de recursos para a sua implantação e manutenção.Em reunião da Comissão de Urbanização, Trasportes e Habitação ( C u t h a b ) da Câmara, o coordenador dos projetos  M e t r ô P o a  e Sistema B R T na Empresa Pública de Trasporte e Circulação ( E P T C),

Luís Cláudio Ribeiro, e o gerente de D e s e n v o l v i m e n t o de Engenharia da Empresa de Trens Urbanos de Poa (T r e n s u r b), S i d e m a r Francisco da Silva, apresentaram projetos referentes ao sistema de transporte e a única experiência vigente, de conexão entre a estação de trem e o aeroporto da Capital.

A prefeitura trabalha  com priorizações. Na época da Copa do Mundo de 2014, realmente se priorizou a criação de projetos de trasporte, mas agora,estamos com dificuldades de financiamento para algumas obras , explica Ribeiro.

O Projeto de construção de uma linha do AEROMÓVEL até a Juca Batista foi iniciado em 2011,com a assinatura do protocolo de intenções para a realização de um estudo de viabilidade técnica de implantação desse trecho. Em 2012, foi contratada uma consultoria para fazer a pesquisa, que foi feita entre Abril e Dezembro de 2013.Ficou definido que a Fase 1  da Construção iria da Estação Mercado até a Praça Itália, próxima ao Shopping Praia de Belas. A fase 2 seria da Praça Itália até o bairro Cristal, no entorno do Barra Shopping Sul,por fim a Fase 3 contemplaria o trecho entre o bairro Cristal e o final da A v. Juca Batista. No total, são 18 quilômetros de extensão previstos.

O presidente da C u t h a b, vereador Engenheiro C o m a s s e t t o (P T ), Se mostrou favorável ao uso do aeromóvel no lugar de ônibus. ” Há possibilidade de substituir os ônibus que circulam na Capital nesse trecho da Zona Sul.Até o bairro Cristal por exemplo, 75 mil pessoas circulam por dia  com trasporte público. Até a Juca Batista, são mais 100 mil.O impacto ambiental de reduzir a quantidade  de ônibus, logo de combustível fóssil queimado, seria positivo.aeromovel 02

 

 

 

 

Cerca de Buscar Zona Sul