Notícias de Última Hora
inicio / Mobilidade Urbana / Notícias / Dmae apresenta obras e explica plano de saneamento na zona Sul

Dmae apresenta obras e explica plano de saneamento na zona Sul

A volta das Zonas Rurais                                               SANEAMENTO NA ZONA SUL

O Departamento Municipal de água e Esgotos ( D m a e) está apresentando o plano Municipal de Saneamento Básico ( P M S B )  de Porto Alegre nas reuniões de Trabalho técnico social com as comunidades beneficiadas pelas obras do  departamento. No dia 31 de Agosto, aconteceu o encontro com moradores do entorno da rua Carlos Mutoni, em Belém Velho , e no dia 1° de Setembro, com uma comunidade dos bairros Cavalhada e Cristal que habita as proximidades da Av. Icaraí. O objetivo da equipe do órgão é proporcionar ás pessoas, além das informações especificas que influenciam na vida cotidiana, um melhor entendimento sobre as obras previstas para a sua região e o benefício delas para a cidade.

O plano Municipal de Saneamento Básico(  P M S B ) deverá ser concluído até o fim deste ano, com a consolidação dos trabalhos realizados pelo D M A E , Departamento de Esgotos Pluviais( D E P ) e Departamento  Municipal de Limpeza Urbana (  D M L U ).Haverá um conselho que tratará do tema .Na pauta dos encontros esteve o coletor -tronco de esgoto sanitário que começou a ser implantado no mês  de Junho e que , até o final de 2016, garantirá melhor quantidade nas águas do arroio do Salso e do arroio Cavalhada.

Nas comunidades, o benefício imediato será o fim dos esgotos em valas ou nas redes pluviais,garantindo menos problema de saúde á população. Para a cidade, será uma quantidade maior de esgoto sendo encaminhada par o tratamento na Estação de Tratamento de Esgoto( E T E ) Serraria, melhor quantidade na captação de água da Estação de Tratamento de Água (E T A )Tristeza e menos poluição chegando ao Lago Guaíba na zona Sul.

A obra no entorno da rua Carlos Mutoni levará 18 meses, terá dois quilômetros de redes para 220 ligações domiciliares.No Cristal/Cavalhada, a obra deverá terminar em um ano, com 1,6 quilômetros de redes para 280 ligações domiciliares. No total, cerca de 39 Mil pessoas serão beneficiadas.Os recursos a fundo perdido são do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social ( BNDES) via Caixa Econômica Federal ( C E F ).

 

 

 

 

Cerca de Buscar Zona Sul