Notícias de Última Hora
inicio / CURIOSIDADES / GENGIBRE, UMA PLANTA MUINTO RICA

GENGIBRE, UMA PLANTA MUINTO RICA

                                                                                            GENGIBRE 

 

 

ORIGEM: O gengibre  é o rizoma,espécia de caule subterrâneo,da planta Zingiber  officionale.De origem asiática, tem sido usado desde a antiguidade como remédio e condimento nas tradições asiáticas, indiana e arábica.No século 14 seu uso já era popular na Europa e na América, foi difundindo  após a colonização europeia.

PROPRIEDADES NUTRICIONAIS: De acordo com a nutricionista Silvana Portugal, o gengibre é pouco calórico e possui uma grande variedade de minerais, como cálcio, ferro,magnésio,fósforo,potássio,sódio,zinco,cobre,manganês e selênio,além de vitaminas,como a C e as do complexo B. O rizoma também apresenta princípios picantes, como shogaol  e o  gingerol.Este último é responsável pela maior parte dos efeitos terapêuticos do gengibre.

Quem está  de mal com a balança pode apostar sem medo no alimento.” A ação do gingerol provoca um gasto maior de energia no processo  digestivo,aumentando a temperatura do corpo e, com isso ajuda na queima de gorduras totais. Além disso, aceleração do metabolismo auxilia na  perda de peso”,afirma.Pode ser consumido em chás, sucos e refogados.

PROPRIEDADES MEDICINAIS: As propriedades terapêuticas do gengibre fazem jus ao uso tão antigo.Segundo a nutricionista Silvana, o alimento  tem ação antioxidante, antifúngica,analgésica, além de auxiliar nas inflamações. na proteção contra cânceres, na redução da febre, na circulação e nos sistema nervoso,imunológicos e cardíaco.E também importante para o processo digestivo,auxiliando no alívio de náuseas e vômitos, e na eliminação de gases.gengibre 01

 

Cerca de Swammi Benevenutto

Sou monge tibetano-cristão-budista-universalista-ecumênico, discípulo do Lama Botswuamma. Ainda sou poeta, escritor, Técnico em Contabilidade desempregado, cidadão, voluntário em escola pública, ex-jardineiro, ex-servente de obra, ex-securitário, ex-bancário, ex-apicultor, ex-feirante, ex-caseiro, ex-reciclador de sucatas, ex-militante e fundador anonimo do PT/RS, do qual fui Assessor de Bancada e Caixa Executivo; ex-acadêmico de Ciências Atuariais na UFRGS. SOCIALISTA e AMBIENTALISTA desde que nasci. MATERIALISTA-DIALÉTICO desde que aprendi a ler e escrever. COLORADO "Papa-tudo" desde 1909 ( meu avô tinha 7 anos ). Sou ECUMENISTA. PACIFISTA e amante da vida em contato permanente com a natureza em toda sua exuberância; plantador anonimo de árvores nativas frutíferas na orla da praia de Ipanema/POA e cultivador de mudas das mesmas. Acredito que o ser humano foi feito "PRA BRILHAR, NÃO PRA MORRER DE FOME".