Notícias de Última Hora
inicio / Utilidade Pública / PARE DE FUMAR !

PARE DE FUMAR !

                                                                AS  INFLUÊNCIAS SOCIAIS E O CIGARRO

 

A nicotina é uma  droga diferente não só pelos motivos detalhados acima , coo pelos prejuízos associados ao seu uso.Fumar cigarros não faz ninguém ficar violento ou incapaz de dirigir carro ou de operar máquinas que exijam coordenação motora. O consumo de cigarros também não está relacionado com sexo sem proteção, com problemas com a policia ou com acidentes de trânsito.

Esse perfil especifico do nicotina  e o fato de ser vendido legalmente, em lugares públicos, torna o cigarro tolerado.Quantas vezes não se ouve: ” antes ter meu filho fumando do que bebendo” ou “eu não uso nem sou promíscuo, só  gosto do mau cigarrinho”.

Mas, se é verdade  que o impacto dos cigarros na vida dos fumantes e de seu familiares não está relacionado com crimes e acidentes, o prejuízo causado pelo uso de cigarros é na maioria dos casos, devastador.

Os cigarros e as armas de fogo são as duas únicas mercadorias produzidas legalmente que , se forem usadas conforme os seus fabricantes recomendam matam.

De  cada três adultos vivos que começaram a fumar durante a adolescência ou juventude e não pararam até hoje, um irá morrer precocemente, por doenças causadas pelo cigarro.

O outros  dois adultos irão morrer por outras causas, mas vão  ter muito problemas de saúde do que os não fumantes da mesma idade.

As Chances de se morrer pelo uso de cigarro ( 1 em 3) é  duas vezes maios do que a chance de se morrer fazendo ” roleta russa” ( 1 em 6 -numa arma de fogo que carrega seis balas).

Mas como a morte não ocorre imediatamente, a conexão entre o comportamento( fumar) e sua consequência ( morte precoce) é mais difícil de ser estabelecida.No caso do uso cigarros, tem-se  a ilusão de que se pode” desistir da roleta russa” a qualquer momento, parando de fumar. Obviamente  a possibilidade de parar de fumar é real, mas infelizmente, bem menos frequentemente do que seria desejável: 90% dos fumantes que tentam pararCigarro, não se pode deixar de falar nisso ! de fumar , a cada ano, falham nos seus esforços.

 

 

 

Cerca de Buscar Zona Sul