Notícias de Última Hora
inicio / SAÚDE PÚBLICA / Saúde: Quando o assunto é cigarros, não se pode deixar de falar nisso !

Saúde: Quando o assunto é cigarros, não se pode deixar de falar nisso !

                                                     Nicotina: tão inocente, mas tão cheia de culpa.

A nicotina,aparentemente, não faz mal para ninguém.É um estimulante leve, que traz poucos riscos á saúde, mesmo quando usada regulamente,Mas por outro lado, a nicotina é uma das drogas mais sedutoras que existem. Se maior problema está na sua capacidade de causar dependência, que altíssima.Algum tempo de uso… e pronto.Fica muito difícil largar.

Estudos mostram que cerca de 70% dos atuais fumantes gostariam de parar de fumar e que 90% dos atuais fumantes começaram afumar na adolescência , com a intenção de só fumar alguns cigarros e parar quando quisessem.

E aí esta o poder da nicotina.Seu potencial de induzira dependência nos seus usuários é tão forte que mais de 85% daqueles que fumam, o fazem diariamente. Enquanto isso,entre os usuários de cocaína ,menos de 10% fazem uso diário.

                                                          É MESMO VERDADE QUE FUMAR PROVOCA RUGAS ?

Á medida que a expectativa de vida aumenta no mundo, dermatologistas vêm investigando as melhores maneiras de se manter a elasticidade e o tônus da pele depois de uma certa idade.Há duas décadas, trabalhos científicos vêm pesquisando o impacto, causando pelo hábito de fumar , na pele, principalmente no rosto.Os Resultados deixam pouca margem para dúvida: fumantes apresentam bem mais precocemente rugas no rosto e aparência da pele envelhecida, quando comparados com pessoas da mesma idade que não fumam.

Muntos pesquisadores v~em tentando entender os motivos desse resultado indesejado, principalmente para aqueles que acham fumar um ato socialmente atraente e de certo modo “sexy”. Pesquisadores japoneses acham que o cigarro provoca uma quebra na harmonia da matriz de tecidos de conexão, o que seria a base molecular para envelhecimento precoce.Alguns europeus acreditam que a associação ruga- tabaco é especialmente forte nos fumantes que estão constantemente expostos ao sol.Alguns estudiosos consideram que o impacto é maior na pele de mulheres. Qualquer que seja o mecanismo, portanto, parece haver um razoável consenso de que pele jovem, ou pelo menos conservada, não combina com uso de cigarros.

 

Assim, talvez valha a pena repensar um tipo de mecanismo muito frequente quando se discute sobre cigarros: receio de parar de fumar por medo de engordar, oque, mutas vezes, de fato acontece. Infelizmente, como muitas outras coisas na vida, os prós e contras de cada situação tornam qualquer decisão complexa.

Ms se o critério a ser adotado for a aparência atraente e jovial, pode ser que valha á pena preferi ma pele saudável a uma silhueta esguia, uma vez que é boem mais fácil perder peso do que rugas.

 

AS  INFLUÊNCIAS SOCIAIS  E  O  CIGARRO

O hábito de fumar é promovido como exercício de autonomia, de liberdade e como um símbolo de desafio ás normas vigentes.

Por essa razão, a adolescência e a juventude são as faixas etárias mais suscetíveis á influência, tanto dos amigos como da publicidade, para experimentar e usar cigarros.A busca de novas emoções, de integração com grupos de pares e de questionamento de padrões e regras, muitas vezes, aliada á falta de informação adequada sobre o assunto, leva muntos jovens, de ambos os sexos, a inciar o hábito de fumar.

Esse comportamento não é influenciado apenas pela propaganda direta, mas também pelas imagens apresentadas nos programas de televisão e nos filmes, nos quais heróis, heroínas ou personalidades  famosas aparacem fumando ou o sucesso e o fato de ser fumante.

A vulnerabilidade dos mais jovens a essas imagens e a alta possibilidade de ficarem dependentes da nicotina, presente no cigarro, indicam a necessidade deles terem uma visão crítica diante dessa realidade.

 

logo cigarro corta essa

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Cerca de Buscar Zona Sul